Tabela de conteúdos

3.2. Detalhes de um Pedido de Alterações Orçamentárias

A estrutura de dados do pedido é bastante extensa. Por isso, ele é exibido em abas separadas, que são agrupamentos em função de suas finalidades. A figura abaixo mostra no destaque 4 essas abas. Nesta seção, apenas vamos resumir o próposito de cada aba.

3.2.1. Aba "Funcionais"

Esta aba agrupa os dados das funcionais-programáticas. Sua maior função é informar ao sistema quais serão as ações e localizadores envolvidos no Pedido. Nela, o usuário deverá buscar os Localizadores, escolher os apropriados para o uso no Pedido, e inclui-los no Pedido, utilizando os botões de passagem. Na ilustração abaixo, para o bom entendimento desse processo, a aba está decomposta em quatro partes.

3.2.2. Aba "Detalhamento"

Esta Aba provê as minúcias dos Localizadores envolvidos no Pedido. Esses Localizadores são os mesmos que, na Aba Funcionais, estavam na tabela Localizadores Encontrados, conforme a ilustração abaixo:

Observe que cada Localizador na aba deve ser selecionado numa caixa de seleção, já que não é prático a exibição simultânea de todos os Localizadores. Assim a aba apenas mostra um de cada vez.

O detalhamento refere-se às aplicações e origens que o Pedido de Crédito vai envolver, ou seja, o que vai ter a autorização de gasto aumentada e o que vai ter a autorização de gasto diminuída, lembrando que o lado da Despesa no orçamento não é o gasto em si, mas apenas a autorização para o gasto. A Receita é a origem (fonte) do dinheiro a ser aplicado.

Nessa figura fizemos seis destaques conforme a seguir:

  1. Escolha do Localizador: Nos pedidos em que há mais de um Localizador envolvido, é necessário especificar qual deles será exibido na aba. Pode-se fazer isso por meio da caixa de seleção (tecla seta para baixo), pela qual podemos acessar rapidamente qualquer dos Localizadores, ou pelas setas para esquerda (Localizador anterior) e para direita (próximo Localizador).
  2. Informações sobre o Localizador escolhido: Região na qual os dados do Localizador são exibidos. Observar que o único dado que não está contido na funcional-programática é a origem do Localizador.
  3. Informações sobre as somas das quantidades físicas do Localizador (Para os Tipos 200, 500 e 920): Como um Localizador pode possuir vários P.O. (Planos Orçamentários), a informação deste destaque refere-se à soma das quantidades físicas de cada um de seus P.O. Este quadro diz qual é a unidade de seu produto (por exemplo: Quilômetro Construído, Unidades, Inspeções Realizadas, etc) e apresenta o cálculo de seu custo médio previsto e real). Os campos de quantidade (acréscimo ou redução) também resulta da soma de seus P.O.
    1. As informações das quantidades físicas do localizador serão fornecidas somente quando houver inclusão de nova programação na LOA, por meio de créditos especiais ou extraordinários, operados pelos tipos 200 e 500, ou por motivo de transposição de dotação entre órgãos por motivo de reestruturação ou de transferência de atribuições de unidade, órgão ou entidade, operado pelo tipo 920. Para os demais casos, as informações de alterações das quantidades físicas deverão ser informadas na aba de justificativas.
  4. Tabela que lista os P.O. do Localizador escolhido: Tabela que detalha as movimentações entre os P.O. do Localizador. Esta tabela refere-se às movimentações físicas do produto, no que se pretende acrescentar ou reduzir. As movimentações financeiras estão no próximo destaque.
  5. Descrição do que vai ser detalhado ou suplementado: Tabela com os valores financeiros movimentados entre os P.O. Aqui se deve informar os Localizadores que serão suplementados e os que serão cancelados. Há colunas ativas, ou seja, que respondem ao clique do mouse.
    1. I: Exibe as Informações das dotações orçamentárias do P.O. correspondente.
    2. FNT: Exibe informações sobre a fonte como “Valor Lei”, Crédito; Excesso/Frutração Crédito. A tela exibida, além de um cabeçalho que resumem esses valores, também apresenta quadro para o Detalhamento das Informações de Receita; quadro para os Pedidos Efetivados com esta fonte; e quadro para os Pedidos em Tramitação com esta fonte.
    3. Botão de Limpar Valores: Ao ser clicado, limpa os campos editáveis da linha correspondente.
    4. Transmitir Bloqueio/Desbloqueio: É o destaque (6) da imagem. As caixas de seleção têm duas funções diferentes, dependendo se a linha marcada é um cancelamento ou uma suplementação.

Informações sobre o Localizador escolhido

Há uma funcionalidade tão útil quanto discreta nessa tela. Trata-se do “Mais Informações”, dentro do quadro “Informações sobre o Localizador escolhido”, que pode ser visto no destaque abaixo:

Acionando o “Mais Informações”, uma tela surge com um detalhamento muito importante, especialmente para quem faz um Crédito cujo Tipo pode concorrer com outros tipos, seja na suplementação, seja no cancelamento.

Na parte de cima do “Mais Informações”, são exibidos os valores do Localizador que foi definida no PLOA e na LOA, o que já foi empenhado, o que está bloqueado para remanejamento (que vai suplementar outro Localizador) e o que ainda está disponível.

Logo após, estão os valores dos Pedidos que ainda estão tramitando, ou seja, que, se efetivados, vão alterar o saldo atual ou o limite, e os já efetivados, isto é, que já alteraram o saldo atual ou o limite.

Embaixo, no segundo quadro em vermelho, está a informação de outros Pedidos. A primeira linha refere-se a todos os Pedidos feitos, sejam eles que tipo forem, mesmo que não sejam de Tipos que concorrem entre si no limite.

Por isso, em caso de mensagem de erro referente à ultrapassagem de limites, deve-se observar o Tipo de Crédito em questão (por exemplo, se é o 100, 107, 400 ou 407).

Para alterar as colunas que são mostradas, clique no ícone de engrenagem e defina quais colunas devem ser mostradas ou não. Para sair clique de volta no ícone.

Note que para visualizar apenas as dotações com valores alterados no pedido, pode-se alterar a visualização nas opções de visualização como abaixo:

Pedidos de bloq/desbloq já mostram a opção automaticamente. Demais pedidos mostram a opção ao escolher Exibir todos numa única tabela.

3.2.3. Aba "Justificativa"

Nesta Aba, há cinco campos descritivos para justificar a solicitação de Crédito. O sistema não faz nenhuma avaliação de mérito nesses campos, mas impede que eles estejam vazios, exceto o campo “5. Outras informações consideradas relevantes.” Para os demais casos, ainda que não haja conteúdo a ser preenchido, o sistema exigirá que algo seja escrito. Exemplos podem ser vistos. A figura refere-se a um Pedido que foi efetivado.

Note que a aba Justificativas não fica disponível nas seguintes condições:

  1. Quando o tipo de alteração esteja nulo
  2. O pedido seja de bloqueio
  3. O pedido seja de duodécimos
  4. O pedido seja de alteração de modalidade

Pela imagem, vê-se três campos para links e anexos. Os dois primeiros, têm um botão para novos acréscimos (Novo Link e Novo Anexo). Os campos para se cadastrar o anexo ou link são intuitivos e seguem o que se costuma pedir, sem necessidade de maiores explicações além do colocado na imagem.

A terceira tabela desta aba registra cópias de segurança do pedido e não possui nenhum botão para acrescentá-la. Isso porque essa cópia de segurança é feita no botão cópia de segurança fora das abas conforme mostrado no item Operações da Edição do Pedido.

3.2.5. Aba "Acompanhamento"

Esta aba registra as situações e observações desejadas pelo usuário, mas também registra automaticamente o trâmite do Pedido, quando ele passa de um momento para o outro, quando é enviado, quando é capturado ou quando é retornado.

Para os registros manuais, olhemos a figura abaixo contendo as explicações necessárias:

Na figura acima destacamos o fluxo de ações a ser cumprido, resumido abaixo:

* Vídeo: Assista AQUI um pequeno vídeo sobre o conteúdo deste tópico.