====== Efetivação de pedidos no momento 9200 (“Órgão Setorial”) pelos Poderes Legislativo e Judiciário, pelo MPU e pela DPU (“LEJU”) ====== **Efetivação** é a ação que sensibiliza o SIAFI acerca das alterações realizadas através do SIOP, mediante mobilização das contas contábeis e disponibilização dos créditos orçamentários para execução. \\ \\ Na maioria dos casos, a efetivação deve ser precedida por uma formalização, que é um procedimento de agrupamento de pedidos de alteração orçamentária de mesma classe de alteração e mesmo instrumento legal. Entretanto, nos casos em que a alteração orçamentária se relacione a atributos que independem de ato legal (como a modificação de classificação gerencial do orçamento, a exemplo da troca de PO e do IDOC) ou se trate de medida gerencial (como a realização de bloqueios) não há necessidade de inserção do pedido em uma formalização no SIOP para que o ato seja efetivado. {{ .:efetiv9200slide01.png?800 }} Os “demais Poderes”, também conhecidos como “LEJU”, podem realizar algumas alterações dessas categorias ainda no momento 9200 (Órgão Setorial - OS), ou seja, efetivando o pedido sem a necessidade de tramitá-lo para o momento seguinte (9300 – SOF). Essas alterações são aquelas compreendidas nos tipos: * **913**, que abrange algumas hipóteses de remanejamento de planos orçamentários (POs). * **953**, que consiste no bloqueio/desbloqueio de programações em decorrência de “contingenciamento”. {{ .:efetiv9200slide02revis.png?780 }} ===== Papel necessário ===== Para que a efetivação possa ser realizada no momento 9200 pelos órgãos do LEJU, os usuários devem solicitar ao cadastrador local a atribuição do papel “**Setorial – Leju – 20**”. ===== Passos para a efetivação ===== Para que o processo de efetivação dos tipos 913 e 953 seja completado, são necessários os seguintes procedimentos: * **1º)** Verificar o pedido; * **2º)** Ajustar o pedido, se necessário; * **3º)** Efetivar o pedido; * **4º)** Comunicar à SOF sobre a efetivação do pedido; * **5º)** Realizar ajustes no pedido, caso seja solicitado pela SOF. Vejamos a seguir alguns detalhes de cada um. ==== 1º) Verificar o pedido ==== A verificação é feita através do botão ‘**Verificar**’: {{ .:efetiv9200slide03.png?1000 }} {{ .:efetiv9200slide04.png?800 }} As verificações podem conter os seguintes tipos de mensagens: {{ .:efetiv9200slide05.png?450 }} ==== 2º) Ajustar o pedido, se necessário ==== Caso haja alertas impeditivos na verificação, o usuário deve resolver todas as pendências antes de efetivar o pedido. {{ .:efetiv9200slide06.png?800 }} {{ .:efetiv9200slide07.png?800 }} ==== 3º) Efetivar o pedido ==== No caso de pedido do **tipo 913**, o alerta impeditivo que informa que o pedido deve ser efetivado pelo órgão setorial nunca desaparecerá. Logo, o pedido sempre permanecerá com o status de “Não Verificado”. Entretanto, ao contrário dos demais alertas, este não impede que o pedido seja efetivado. Portanto, assim que os demais alertas impeditivos forem corrigidos, o pedido estará apto para ser efetivado. \\ \\ Isso não ocorre com pedidos do **tipo 953**, cujo status, após a não ocorrência de nenhum alerta impeditivo, será alterado para “Verificado”. {{ .:efetiv9200slide08.png?800 }} O usuário deve, então, fechar a tela de verificação e efetivar o pedido clicando no botão ‘**Efetivar**’: {{ .:efetiv9200slide09.png?1000 }} Lembre-se que na efetivação do pedido o SIOP também apresentará uma tela com verificações. Caso ocorra algum alerta impeditivo, é preciso primeiro sanar a pendência para que o pedido possa ser efetivado. Uma vez que a efetivação tenha sido feita, o status do pedido mudará de “Não Verificado” para “Efetivado”: {{ .:efetiv9200slide10.png?1000 }} ==== 4º) Comunicar à SOF sobre a efetivação do pedido ==== A comunicação à SOF deve ser feita por email para o endereço **depes.sof@economia.gov.br**. ==== 5º) Realizar ajustes no pedido, caso seja solicitado pela SOF ==== Se, após a efetivação, a SOF solicitar algum ajuste, ou mesmo se for desejo do próprio órgão fazê-lo, o usuário deverá anular a efetivação do pedido clicando no botão ‘**Anular Efetivação**’. {{ .:efetiv9200slide11.png?1000 }} Após os ajustes, deve-se repetir os mesmos passos descritos anteriormente para que o pedido seja novamente efetivado.