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Manual em construção


Elaboração da Etapa Qualitativa do PLOA

Para elaborar a proposta do PLOA devem ser preenchidos os cadastros de Ações, Localizadores e Planos Orçamentários conforme descrito neste documento. A proposta deve ser, então, tramitada pelos diversos atores que participam do ciclo de elaboração, para análise e consolidação.

Obs.:os atributos podem mudar de um exercício para outro. O intuito é que o manual esteja sempre coerente com a Etapa de Elaboração corrente.

1. Controle de Acesso

1.1 Ação, Localizador e Plano Orçamentário

1.1.1 Da Inclusão/Alteração/Exclusão/Restauração/Validação

Poderão manter Ações, Localizadores e Planos Orçamentários, desde que encontre em seu momento, usuários com perfil:

A manutenção do momento Órgão Central em diante depende da esfera em que se encontra a ação

1.1.2 Da Consulta

A Consulta sempre exibirá o registro em seu momento atual.

1.2 Janela de Trabalho

Somente poderão manter Janelas de Trabalho usuários com papel:

1.3 Tramitação

1.3.1 Envio

Nos momentos Unidade Orçamentária ou Órgão Setorial, o Envio estará disponível apenas para usuários que possuam os papéis “Tramitador – Unidade Orçamentária” ou “Tramitador – Órgão Setorial”, respectivamente;

1.3.2 Retorno e Captura

No momento Órgão Setorial, o Retorno e a Captura estarão disponíveis apenas para usuários que possuam o papel “Tramitador – Órgão Setorial”;

Não há retorno para usuários com perfil Unidade Orçamentária

1.4 Da Importação de Planilha

Poderão utilizar a importação da planilha usuários com perfil:

Para saber como efetuar a importação clique aqui

2. Manter Ação

2.1 Acesso via Menu

O acesso à tela de Ação se dá via item de menu LOA » Qualitativo » Ação

2.2 Pesquisar Ação

Após acionar o item de menu Ação, o usuário é direcionado à tela de Pesquisa de Ação

2.2.1 Árvore de Navegação

2.2.2 Filtros de Pesquisa

Observações a respeito de alguns dos filtros disponíveis em tela:

2.2.3 Pesquisar Ação - Resultado da Pesquisa

2.3 Consultar Ação

Uma vez efetuada a pesquisa, a consulta a uma ação pode ser feita com um clique sobre o resultado exibido nas colunas funcional-programática, objetivo, quando vier preenchida, ou título. Após a consulta o sistema exibirá a seguinte tela

  1. Identificação da ação por sua Funcional-Programática: esfera.unidade.função.subfunção.programa.ação
  2. Área de Informações sobre o momento, da padronização e a situação da ação. No exemplo acima a ação encontra-se:
    1. No momento Órgão Setorial
    2. Da padronização: não padronizada
    3. Situação: Alterada, Excluída e Validada
  3. Barra de Botões: indica as operações possíveis de serem executadas com a ação. No exemplo acima as opções são: Salvar, Restaurar, Cancelar, Espelho, Incluir Nova Ação, Incluir Novo Localizador, Ir para o programa, Ir para o objetivo, Ir para os localizadores e Visualizar histórico

2.4 Incluir Ação

A inclusão de Ação para Programas Temáticos e Programas de Gestão se dá de formas diferentes.

A inclusão em um programa temático se dá a partir da tela de Objetivos enquanto para inclusão em um programa de Gestão e Manutenção se dá a partir da tela de Programas. Em ambos os casos basta clicar no botão

A tela de Inclusão de Ação será então apresentada. O usuário deverá preencher os dados do cadastro de ações que ficam agrupados em abas conforme imagens abaixo.

2.4.1 Aba Informações Básicas

Para o tipo de ação “Operações Especiais” será preciso informar um subtipo. Dependendo do subtipo escolhido, a aba “Informações Complementares” solicitará dados de “Item de Mensuração”.

Para o tipo de ação “Projeto” ou “Atividade” a aba “Informações Complementares” solicitará dados de “Produto“.

2.4.2 Aba Informações Complementares

OBS: Produto e Unidade de Medida devem ser escolhidos dentro de uma lista fechada. Digitando as primeiras letras o sistema exibirá as opções possíveis.

OBS: Tal como ocorre com Produto, Item de Mensuração e Unidade de Medida devem ser escolhidos dentro de uma lista fechada. Digitando as primeiras letras o sistema exibirá as opções possíveis.

2.4.3 Aba Implementação

Os campos “Início mais cedo”, “Término mais tarde”, “Total Físico”, “Custo Total” e “Qtde de Localizadores Ativos” aparecerão apenas para ações do tipo Projeto. Esses campos são apenas de leitura, uma vez que os dados são preenchidos automaticamente pelo sistema com base nas informações dos Localizadores.

Caso o campo “Regionalizar na Execução” seja marcado será solicitado esse detalhamento regional no momento do preenchimento do módulo de acompanhamento da LOA.

2.4.2 Aba Participação Social

2.4.2 Aba Planos Orçamentários

Um PO totalmente novo pode ser criado com todos os dados em branco. Para isso, basta clicar no botão “Novo”.

Ao final, a aba “Planos Orçamentários” exibirá todos os POs cadastrados.

Para excluir um PO da lista o usuário deve clicar no ícone representado por uma lixeira.

Após inserir todos os dados da Ação, o usuário deverá clicar no botão “Salvar”