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Módulo Qualitativo - Cadastro de Ações

1. Acesso à funcionalidade e Privilégios Necessários

Possuem permissão para consultar informações qualitativas os seguintes perfis:

A permissão para editar uma ação depende do momento em que se encontra.

O acesso às funcionalidades vinculadas às Ações se dá pelo item de menu:

LOA » Qualitativo » Ação

2. Tela para pesquisa de ações

Após entrar no menu Ação, o usuário é direcionado à tela de Pesquisa de Ação, conforme imagem abaixo.

2.1 Árvore de Navegação

Na árvore de navegação lateral, encontram-se as seguintes funcionalidades:

IMPORTANTE: Para que o usuário consiga executar as operações disponibilizadas, deve possuir permissão cadastrada para o seu perfil.

2.2 Filtros de Pesquisa

O lado direito da tela de Pesquisa permite utilizar diversos filtros diferentes.

Abaixo estão indicados os principais filtros. A maioria dos campos são facilmente subentendidos.

1. Ação: campo que irá permitir o filtro pelo código ou título da ação. Pode ser feita pesquisa por parte do código ou título.

2. Momento: campo que irá permitir o filtro pelo momento atual da ação.

3. Situação

  1. Alterada: a ação constava da base de partida mas sofreu alteração durante o processo de elaboração do PLOA;
  2. Não Alterada: a ação constava da base de partida e não sofreu alteração durante o processo de elaboração do PLOA;
  3. Excluída: a ação encontra-se excluída, logo disponível apenas para consulta;
  4. Não Excluída: a ação não encontra-se excluída;
  5. Nova: a ação não constava da base de partida e foi incluído durante o processo de elaboração do PLOA;
  6. Pré-Existente: a ação constava da base de partida disponibilizada para o processo de elaboração do PLOA;
  7. Validada: a ação atende a todos os critérios necessários para envio ao próximo nível;
  8. Não Validada: a ação não atende a todos os critérios necessários para envio ao próximo nível.

4. Ao final clique no botão Procurar que será efetuada a pesquisa mediante os parâmetros informados no s filtros.

2.3 Resultado da Pesquisa

Após a realização de uma pesquisa, o sistema efetuará a busca na base de dados do SIOP e, caso haja registros, o resultado será apresentado conforme o exemplo abaixo.

IMPORTANTE: O não preenchimento de pelo menos um campo no filtro pode ocasionar perda de performance na busca, visto que há grande quantidade de dados contidos na base.

  1. Barra de Botões: Mostra as operações possíveis de serem executadas com as ações pelo usuário. Para que seja possível executar a operação, deverá existir permissão vigente para o perfil do usuário.
  2. Resultado da Pesquisa:
    1. Funcional-Programática
    2. Objetivo: mostra, quando houver, o objetivo vinculado à ação. Até 2015 essa coluna era intitulada Iniciativa
    3. Título
  3. Informações de Paginação: indicará a página atual que está sendo visualizada e possibilita a navegação nas demais páginas, quando for o caso.
  4. Indica o momento em que encontra-se a ação.
  5. Indica, quando for o caso, ação nova ou alterada. A ausência de marcação indica ação que já constava da base de partida e não sofreu alteração.
  6. Indica se a ação foi ou não excluída. A ausência de marcação indica ação não excluída.
  7. Indica se a ação encontra-se ou não validada. A ausência de marcação indica ação não validada.
  8. Indica, quando for o caso, o tipo de padronização da ação. A ausência de marcação indica ação não padronizada.
  9. Permite ao usuário localizar a ação na árvore de navegação.
  10. Total de registros: indica o número total de registros retornados pela pesquisa.

Ao percorrer com o mouse sobre os ícones (Botões) é possível ver sua descrição.

2.4 Consulta de Ações

A consulta de uma Ação pode ser efetuada ao clicar sobre uma das linhas exibidas no resultado da pesquisa de ações. Ao efetuar uma consulta o sistema exibirá tela semelhante ao exemplo abaixo.

Momento da Ação

Tipo de Padronização da Ação

Em decorrência da organização institucional da União, a implementação de ações padronizadas pode ser realizada em mais de um órgão orçamentário/UO.

Situação da Ação

Barra de Botões: indica as operações possíveis de serem executadas com a ação. Dependem do contexto, perfil do usuário e momento.

No exemplo acima as opções são:

Operações

As operações disponíveis variam de acordo com o momento e a situação da ação, assim como de acordo com as permissões de cada usuário:

Além dessas informações, também é possível acessar as seguintes abas com informações sobre a ação selecionada:

  1. Informações Básicas;
  2. Informações Complementares;
  3. Implementação;
  4. Participação Social;
  5. Planos Orçamentários.

Informações mais detalhadas sobre cada aba pode ser visualizada no próximo tópico.

3. Inclusão/Edição de Ações

Há diversas formas de se incluir uma ação nova. As principais são:

Em ambos os casos basta clicar no botão

Também é possível utilizar o Menu Contexto na árvore de órgãos/programas, opção Ação » Nova…

3.1 Ações Padronizadas

É possível criar uma Ação do zero ou a partir de uma nova ocorrência de uma Ação Padronizada, na qual o sistema já traz preenchidos os campos padronizados. Neste caso, será solicitada a escolha da Ação a qual se deseja ter como base. A lista de ações exibidas ao usuário dependerá dos órgãos associados ao seu perfil.

  1. Padronizada da união - concebida e criada na SOF - única que tem POs padronizados
  2. Multissetorial - existe em vários órgãos e criadas criada copiando para outro órgão

criadas copiando para outra UO - pode mexer nos atributos padronizados

Flag “Não padronizar a subfunção” na tela de padronização de uma ação - vem do congresso assim e o setorial quer reutilizar da mesma forma

O processo de padronização no SIOP é feito automaticamente ao perceber a contagem de ocorrência das ações.

3.2 Abas de Informações das Ações

Ao criar uma nova ação ou editar uma existente, serão apresentadas as abas já listadas:

  1. Informações Básicas;
  2. Informações Complementares;
  3. Implementação;
  4. Participação Social;
  5. Planos Orçamentários.

Campos alterados com relação à base de partida ficam destacados em amarelo no cadastro.

Seguem algumas observações de cada aba e seus campos a serem preenchidos. Para maiores detalhes do entendimento de negócio destes, favor verificar o MTO (https://www1.siop.planejamento.gov.br/mto/doku.php).

  • Informações Básicas
  • Informações Complementares
  • Implementação
  • Participação Social
  • Planos Orçamentários

Algumas observações sobre o preenchimento dos campos:

INFORMAÇÕES BÁSICAS Para o tipo de ação Operações Especiais será preciso informar um Subtipo, e a depender do Subtipo escolhido, a aba Informações Complementares solicitará dados de Item de Mensuração.

Só é possível cadastrar nos programas de operações especiais ações dos tipos Operações Especiais ou Reserva de Contingência

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Implementação

Participação Social

3.3 Exclusão de Ações

Dizemos que a exclusão de ações é lógica, e não física. Isso significa que uma ação excluída sempre continuará existindo no SIOP, mas com marcação de que foi excluída.

A exclusão não é permitida quando houver proposta quantitativa do momento Unidade Orçamentária (1000) em diante.

A exclusão impede que a ação seja enviada para o momento seguinte, mas a captura e o retorno continuam habilitados. Além disso, somente o campo “Notas do Usuário” continua a permitir edição, enquanto que os demais são inativados.

Para voltar a utilizar uma ação que tenha sido excluída, utilize o botão “Restaurar”.

3.4 Salvar Ação

Após inserir os dados da Ação, deve-se clicar no botão . O sistema fará as verificações necessárias e, caso não haja restrições, o sistema incluirá os dados na base do SIOP e retornará para a consulta do registro em questão.

Uma ação nova receberá um Código Temporário gerado automaticamente no momento da sua inclusão. O código temporário tem a letra N no início, e três dígitos alfanuméricos gerados com base em um número sequencial. Um código temporário é único por exercício, ou seja, podem existir ações diferentes com o mesmo código temporário, desde que pertençam a exercícios distintos.

Importante: O código da ação não pode ser alterado durante a edição.

Assim que criada, a ação fica prontamente disponível para uso (PLOA ou alterações orçamentárias, por exemplo).

Um Plano Orçamentário padrão (código 0000) será criado automaticamente no momento da inclusão da ação.

O produto da ação será chamado de item de mensuração quando a ação for do tipo Operação Especial.

3.4.1 Regras para salvar uma Ação

São campos obrigatórios para salvar uma ação:

Se o programa for do tipo Operações Especiais, a ação só será gravada se for dos tipos Operações Especiais ou Reserva de Contingência.

Se o momento da ação for um dos Momentos de Captação do PLOA, a origem da ação só é válida se for PLOA.

A ação só pode ser gravada se não existir outra ação com a mesma funcional-programática no mesmo exercício.

Ao criar nova ação, o momento será determinado automaticamente, correspondendo ao 'maior' momento no fluxo de trabalho no qual o usuário tenha permissão para criar ações.

Ação com código temporário não pode ter o mesmo título de uma ação já existente no mesmo exercício.

Na gravação, todos os campos de texto livre são verificados para eliminar espaçamentos duplos. Além disso, no título da ação também é convertida a primeira letra em maiúscula e removido ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos ou caracteres de retorno de linha e nova linha que possam existir no seu final.

Caso a ação possua Planos Orçamentários (POs), ela só será gravada se todos os seus POs obedecerem às regras de inclusão/edição de PO.