Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


faq:web-services

FAQ - WEB-Services do SIOP

1) Por que meu acesso ao WEB-Service de testes do SIOP não está funcionando?

R.: Para acessar o WS de teste do SIOP é necessário usar credenciais passadas pela SOF. Caso esteja usando uma credencial válida e ainda assim não consegue acesso, pode ser que tenha havido uma cópia da base de produção sobre a de testes. Para confirmar este problema comum, entre em contato com a Central de atendimento do SIOP para verificar.

2) Há possibilidade de obter o PTRES tanto pela (nova) API do Orçamento Impositivo quanto pelo WS WSQuantitativo?

R.: Não fornecemos PTRES em nossos serviços de integração. É uma informação do SIAFI.

3) Qual o tipo de certificado que posso usar do lado do meu sistema para integrar com o SIOP?

R.: O acesso ao WebService Produção do SIOP é realizado por meio do certificado digital da máquina cliente (do tipo A1, geralmente com validade de 1 ano) e não o pessoal e nominal para o CPF da pessoa (que é um certificado A3, com token e senha, e com geralmente validade de 3 anos), sendo o único requisito que seja um certificado ICP Brasil válido (ou seja, da cadeia ICP Brasil, assinada por uma autoridade certificadora válida dessa cadeia, e dentro do prazo de validade). Maiores detalhes podem ser acessados na documentação do Webservice.

4) Posso usar um certificado auto-assinado no meu sistema para integrar com o SIOP?

R.: Para o ambiente de produção, certificados da máquina cliente auto-assinados ou oriundos de cadeias próprias internas do órgão ou, de outras cadeias não ICP Brasil não são aceitos. O WebService, como sistema do lado servidor, também apresenta o seu certificado ICP Brasil para o cliente que está acessando, então o cliente deve também confiar na cadeia ICP Brasil, para aceitar a identidade do lado servidor e, então, ser realizada a conexão.

5) Posso usar o mesmo certificado para logar como usuário e integrar o meu sistema com o SIOP?

R.: O certificado pessoal/nominal A3 ICP Brasil é utilizado pelos usuários padrão do SIOP para acessar o ambiente interativo do sistema, via browser, e não o ambiente webservice do SIOP – ainda que não existam impedimentos técnicos do lado cliente para que um certificado A3 seja utilizado para o acesso ao Webservice (dado que também é ICP Brasil), geralmente não se usa esta solução pela sua inviabilidade e pouca comodidade (seria necessário que o token do usuário ficasse alocado no servidor, e ainda ter alguma solução para automatizar a senha do token).

Integração com sistemas do CN

1) O SIOP tem informações dos números sequenciais usados pelo CN nos arquivos enviados para o SIOP?

R.: O SIOP não armazena os números sequenciais que constam nos arquivos enviados pelo CN. Eles são usados apenas em memória durante o processo de carga para obter as relações entre os diversos tipos de registros que constam nos arquivos.

2) O SIOP tem informações sobre emendas vetadas na LOA na sua base? Ela pode ser fornecida?

R.: Em relação ao número da emenda, não é guardada na base do SIOP a informação das emendas que estão associadas a programações vetadas. Devido a uma questão de operacional do módulo SIOP Orçamento Impositivo, as emendas associadas a dotações vetadas são removidas da base de dados. Logo, o SIOP também não tem condição de fornecer a lista de emendas vetadas. Note que o veto acontece sempre no nível da dotação, então todas as emendas ligadas a uma dotação vetada são automaticamente vetadas. E como o veto é sempre no valor integral da dotação, o valor vetado é sempre igual ao valor que consta no autógrafo.