Esta pesquisa permite, para várias combinações de Classificadores do Orçamento Federal, a geração de relatórios e gráficos com base nas métricas comuns do orçamento e sua execução tais como o valor do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), valor aprovado na Lei Orçamentária Anual, o valor Empenhado, o valor Liquidado e o valor Pago.
Na página inicial do Painel do Orçamento, clique no card abaixo:
Para facilitar o entendimento da consulta, vamos passar pelos seus passos:
Aqui o usuário irá escolher que filtros devem ser aplicados na sua consulta. Para melhor esclarecer vamos fazer um exemplo:
Selecionaremos inicialmente uma ação específica (ação 0413). Na tela é possível se rolar a lista de ações para baixo, porém a lista é muito grande. Com o uso da opção de pesquisa (lupa) fica mais fácil encontrar a ação em questão:
Depois de clicar na mesma, note que ela fica com sua marca verde indicando que está atualmente selecionada. As demais ações ficam cinza indicando que não tem relação com a ação atualmente selecionada.
Agora vamos alterar o filtro do ano. Clicando no primeiro dos filtros Ano serão mostradas as opções. Já foi comentado acima que os dados no Painel do Orçamento estão disponíveis desde o ano 2000. Sempre estará previamente selecionado o ano corrente, neste exemplo 2016 como abaixo: Assim, se o ano 2016 está selecionado, todos os demais anos estarão cinza indicando que para a seleção em questão (ação=0413 e ano=2016) todos os demais anos não tem, obviamente, relação com o ano 2016. Note que a ação 0413 não tem impacto aqui por que ela existe em todos os anos do Painel.
Ao clicar em 2016 ele é removido da seleção. Outra forma de deselecionar é clicar na pequena “borracha” ao lado do item na área de Seleções Atuais.
Reforçando:
Estas regras valem para todas as pesquisas feitas no Painel. Note que os itens em cinza ainda podem ser selecionados (criando novas relações). A indicação cinza apenas mostra que eles não estão relacionados com a seleção atual.
Pode-se avançar para os próximos passos clicando nas abas ou usando as setas de avanço/retrocesso:
Considerando as seleções feitas, o usuário pode avançar para o Passo 2 onde ele define que informações estarão nos resultados.
As informações estão divididas em 2 grupos:
Veja que a área de Seleções Atuais permanece visível.
Em qualquer momento o usuário pode pular para os passos 3 e 4 para visualizar como estão os resultados.
Uma tabela de resultados é criada com base nas opções feitas. Se for necessário alterar algo nos filtros ou campos é só clicar novamente nos passos 1 ou 2 e refazer as opções. Os resultados serão automaticamente alterados para as novas escolhas.
Para os filtros do nosso exemplo (ação 0413 para todos os exercícios e sem o valor de PO) temos o resultado como na imagem abaixo:
A tabela criada tem, para cada ano (em cada linha), os valores das métricas (valores) PLOA, Dotação Inicial, Dotação Atual, Empenhado, Liquidado e Pago.
Note que a ferramenta é muito rápida e responsiva de forma que qualquer seleção feita afeta as demais telas imediatamente.
O ambiente do Painel do Orçamento facilita a visualização dos resultados em formato gráfico também. Ao clicar no Passo 4 - Visualize os gráficos são mostrados 3 tipos de gráficos:
Um primeiro gráfico temos a evolução da despesa no decorrer dos anos como na figura abaixo:
Note que ao colocar o mouse sobre uma das barras do gráfico, é mostrado o detalhe do valor em questão.
Para entender melhor os recursos com os gráficos, veja o que pode ser feito sobre eles. Para alterar opções de consulta podemos voltar ao passo 1 ou podemos usar os próprios gráficos para isso.
Vamos seguir para o gráfico 2 e usaremos o mouse para alterar as opções de consulta. Para o nosso exemplo ter apenas uma ação selecionada implica em ter apenas uma função e subfunção selecionada (Encargos especiais). Para ilustrar melhor o gráfico 2, vamos remover a seleção atual com o botão Limpar.
Note que o gráfico logo retorna para o caso sem filtros mostrando o orçamento todo como um mosaico das funções orçamentárias. Como o botão Limpar remove todos os filtros, o filtro de ano também foi removido. Logo estes valores se referem a todos os anos desde o ano 2000. Para limitar os valores com os gastos nos 4 últimos anos pode-se voltar ao Gráfico 1 e escolher somente estes anos. Lembrar que a escolha dos filtros também pode ser feita voltando-se novamente para o Passo 1 e escolhendo da lista de opções.
Após o uso do mouse como acima, a tela mostrará somente os anos selecionados:
Agora podemos voltar ao Gráfico 2 e ir além filtrando mais ainda os valores para mostrarem somente as funções Saúde e Educação como abaixo:
Pronto! Agora temos o gráfico do gastos com despesas nas funções Saúde e Educação nos últimos 4 anos.
O Gráfico 3 detalha a despesa por Grupo de Despesa e Órgão.
O Gráfico 4 mostra indicadores de eficiência.
Por fim convém ilustrar ainda que a pesquisa por texto facilita bastante buscas por texto, principalmente em cadastros grandes como o dos campos de Ações ou Localizadores. Para exemplificar, Limpe todas as seleções feitas usando o botão Limpar e volte ao Passo 1. Veja por exemplo uma pesquisa pela palavra “Copa” digitando na barra Pesquisar:
Depois de feita a seleção
Podemos pular para o Passo 4 e ver o gráfico 1 - Evolução Orçamentária. Note que estas ações da Copa do Mundo somente existiram nos anos de 2010 a 2014.