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Uso Básico do SIOP

Aqui estão descritos os procedimentos básicos de uso do SIOP tais como login, navegação nos menus, informações básicas do usuário, acesso a manuais e logout.

PORTAL SIOP

O SIOP é acessado pelos endereços

1. Tela inicial do portal

A tela abaixo mostra o portal do SIOP e seus vários serviços

Fig. Portal do SIOP

2. Acesso ao SIOP

O acesso ao SIOP-Operacional com “Login de usuário (CPF)” e “Senha” é feito na guia “ACESSO AO SIOP”.

Após informar CPF e senha, o usuário irá selecionar seu perfil de acesso e o ano exercício, que serão considerados para efetivamente operar o sistema.

Para saber mais sobre perfis e papéis, acesse o Manual sobre os Privilégios no SIOP.

Para maiores informações sobre cadastro no SIOP, acesse o Solicitação de Acesso ao SIOP (página referenciada no portal SIOP)

2.1 Dos cuidados com sua senha

A senha de acesso ao SIOP é pessoal e intransferível. Em caso de problema entre em contato imediatamente com o responsável pela manutenção de seu cadastro (Lista de cadastradores locais do SIOP) ou por meio de um dos canais de suporte SIOP.

Tela de login do SIOP - usuário e senha

2.2 Do erro da senha

Caso haja erro na digitação da senha do usuário o sistema emitirá um aviso e permitirá um número limitado de novas tentativas.

Tela de login do SIOP - erro de senha

2.3 Do bloqueio temporário

Caso o número de tentativas com usuário e senha inválidos seja extrapolado ocorrerá um bloqueio temporário do cadastro do usuário. Ao usuário ainda será permitida a execução da operação que irá permitir a recuperação da senha, operação “Esqueceu sua senha?”.

Tela de login do SIOP - bloqueio temporário de senha

2.4 Da inativação

Após bloqueio temporário, ao usuário é disponibilizado mais um número de tentativas. Caso o número de tentativas com usuário e senha inválidos seja novamente extrapolado ocorrerá a inativação do cadastro do usuário. Será necessário o contato com o responsável pela manutenção do cadastro do usuário para que este venha a estar ativo novamente.

Tela de login do SIOP - inativação do cadastro do usuário

2.5 Da recuperação de senha (Esqueceu sua Senha?)

ATENÇÃO:

  • Essa operação não poderá ser executada caso o usuário encontre-se inativado
  • Mantenha sempre seu email de contato no SIOP atualizado.

Para evitar o bloqueio temporário e também a inativação, a qualquer momento o usuário poderá proceder com a recuperação de sua senha, por meio da funcionalidade “Esqueceu sua Senha?”

Tela de login do SIOP - Esqueceu sua senha

Para a recuperação de senha serão necessários informar o CPF e o e-mail cadastrado no SIOP, além de informar o código de segurança da imagem ao usuário exibida. Após preenchimento dos campos faz-se necessário o acionamento do botão “Enviar”.

Tela de login do SIOP - Esqueceu sua senha

2.6 Gestão de Senhas e Política de Acesso ao SIOP

As senhas dos usuários do SIOP devem obedecer aos seguintes critérios:

  • No mínimo 8 dígitos composto de letras e números;
  • O sistema diferencia maíusculas de minúsculas;
  • Deve-se trocar a senha a cada 90 dias;
  • Na definição de uma nova senha, não poderá ser utilizada a última senha cadastrada.

As seguintes regras se aplicam ao acesso dos usuários:

  • Bloqueio temporário de conta após cinco tentativas frustradas de login;
  • Inativação após dez tentativas de login;
  • Inativação de novo usuário após um mês de cadastro sem primeiro login;
  • Bloqueio de acesso após um ano de inatividade.

Uma vez bloqueado ou inativado, o usuário deverá entrar em contato com o cadastrador de sua unidade ou órgão, para averiguação e reativação, se for o caso.

3. Navegação dentro do SIOP

A seguinte tela será exibida após o login no SIOP e é o ponto de partida para navegação entre os módulos/funcionalidades disponíveis:

Tela de entrada do SIOP

Os menus apresentados serão função dos privilégios que o usuário tiver no sistema. Desta forma, os menus apresentados podem ter mais ou menos itens dependendo do usuário e até da época em função dos processos orçamentários no decorrer do ano.

É possível se pesquisar os menus do SIOP usando a caixa de texto disponível à direita na página como na figura abaixo:

Digite algo que o sistema imediatamente irá mostrar os itens e subitens do menu correspondentes.

3.1 Dados do Usuário

Ao clicar sobre o nome do usuário logado na parte de cima à esquerda…

Link para tela com dados do usuário

…é apresentada a tela de dados do usuário.

Da aba Usuários

Ao usuário será permitido alterar suas informações de contato (email e telefone). Para isso basta informar os valores desejados e acionar o botão “Salvar”.

Tela de dados do usuário (email e telefone)

…na opção “Data e Hora da Última Alteração:” é possível visualizar quando se deu a última alteração dos dados de cadastro do usuário

…na opção “Responsável pela Última Alteração:” será exibido o nome do responsável pela última alteração no cadastro do usuário

…na opção “Exibir Histórico” é permitido ao usuário a visualização de tudo o que ocorreu em seu cadastro ao longo do tempo

…na opção “Alterar senha” será permitido ao usuário a troca de senha. Para isso será necessário que o usuário informe a senha atual e a nova senha

…na opção “Limpar Meus Privilégios” é permitido ao usuário limpar todos os seus privilégios (Perfis e Papeis) de acesso ao sistema.

ATENÇÃO: uma vez acionada a opção “Limpar Meus Privilégios” e confirmada a ação, ao usuário não mais será permitido login no sistema. Essa opção é comumente utilizada quando o usuário não mais necessitar de acesso ao SIOP ou quando trocar de área e deseja estar disponível ao Cadastrador Local do órgão ao qual irá trabalhar etc.

Da aba Perfil…na aba “Perfil” é possível consultar os perfis e papéis que o usuário possui associado a seu cpf. Para maiores informações do que vem a ser perfil e papel acesse Privilégios no SIOP - Perfis e Papéis

Da aba Órgãos…na aba “Órgãos” é possível consultar os órgãos associados a um determinado perfil do usuário. Não há vinculação de órgão a papel.

As funcionalidades do SIOP estão organizadas em módulos. Os menus mostrados ao usuário refletem as opções de perfis e papéis que ele possui dentro do SIOP.

De uma forma geral cada módulo possui um entrada no menu principal: PLOA, na PLDO, nas Alterações Orçamentárias, em Receitas, etc. Ao clicar no menu correspondente, será aberto os submenus que estão disponíveis para aquele usuário.

ATENÇÃO: se um usuário não consegue ver determinado menu ou submenu ele pode não ter os privilégios necessários para acessar aquela funcionalidade. Neste caso, entre em contato com o Cadastrador Local do órgão para conferir se todos os perfis e papéis adequados foram atribuídos. Se for usuário da SOF entre em contato com o atendimento do SIOP.

Segue abaixo uma lista básica dos módulos mais importantes do SIOP referenciados por suas entradas no menu. A maioria dos usuários não terá acesso a todos os módulos e a todas as funcionalidades:

  • PPA: elaboração qualitativa, quantitativa e monitoramento do PPA
  • LDO: elaboração do texto do projeto de lei, tramitação e formalização
  • LOA: elaboração qualitativa, quantitativa, atribuição de limites, tramitação entre os atores, informações complementares e relatórios
  • Receitas: criação de cenários, modelos de previsão, captação de base externa, e outros
  • Alterações Orçamentárias: pedidos de créditos, acompanhamento, emendas individuais, controle de fontes de recursos, e outros
  • Gestão do Sistema: funcionalidades de administração do SIOP

3.3 Manuais das Telas do SIOP

Quando já houver manual disponível para uma determinada tela do SIOP, um link para ele existirá como na figura de exemplo abaixo. Clique e será aberta uma outra aba no seu navegador com o manual em questão.

3.4 Saída (logout) do sistema

Para sair do sistema, clique no link mostrado abaixo na tela do SIOP. A utilização do sistema é encerrada.

Fig. Link de saída do SIOP

Obs: quando for o caso de usar o SIOP com outro perfil, é necessário que o usuário saia do sistema e faça login novamente escolhendo o novo perfil.

ATENÇÃO: tenha o hábito de sempre sair por este link e não somente fechar a janela do navegador. A sessão do usuário que ficar aberta, permanecerá ativa por algum tempo trazendo riscos de segurança vinculados à acesso indevido.