Edição de Propostas Orçamentárias em Lote
A edição em lote permite ao usuário a edição de várias Propostas Quantitativas ao PLOA num aplicativo que suporte edição de planilha.
1. Acesso à Funcionalidade e Controle de Acesso
O acesso à funcionalidade é pelo menu de Propostas do PLOA
LOA >> Quantitativo >> Propostas
A edição em lote é permitida a usuários com perfil:
Unidade Orçamentária - UO
Unidade Orçamentária DEST - UO DEST
-
Órgão Setorial DEST - OS DEST
SOF
Controle de Qualidade SOF - CQSOF
Controle de Qualidade DEST - CQ DEST
A exportação poderá ser feita por qualquer usuário.
2. Processo de Exportação dos Dados para uma Planilha
Parte-se do princípio que o usuário irá preencher uma planilha com os atributos que identificam a proposta orçamentária de forma única e com os atributos que deseja alterar e a importe para o sistema por meio da função de Importação de Planilha.
O formato suportado é o de arquivos XLS (Excel 97-2003). Arquivos do tipo XLSX, no novo formato do Excel disponível a partir da versão 2007, não são suportados.
Depois de acessar a tela de propostas:
-
Selecione os registros desejados na exportação
Clique no botão Exportar planilha
Será exportado uma planilha com as seguintes abas:
Financeiro
Físico Localizador
Físico PO
3. Importação de Planinha com Dados de Proposta
Na mesma tela anterior se pode importar a planilha com as modificações desejadas.
Para a importação o usuário deve seguir os seguintes passos:
Após a seleção será apresentado uma tela com a etapa e resultado do processamento do arquivo:
Ao final do processamento é apresentado um resumo da importação em uma planilha e o tempo de processamento do arquivo. Em caso de problemas com o processamento de algumas das linhas do arquivo, é criado um segundo arquivo com o resultado do processamento por linha da planilha.
3.1 Observações Importantes na Importação de Planilha do Quantitativo
Quando a planilha contém qualquer linha que afete proposta existente, a proposta será previamente apagada e será criada nova proposta com as informações constantes na planilha sendo importada. Assim, para fazer alterações em linhas específicas da proposta, exporte a proposta, edite as linhas em questão e mantenha as demais para correta recriação da proposta. A razão pela qual temos que importar toda a programação do localizador é por que seria muito complicado aceitar apenas as linhas alteradas/deletadas/adicionadas. Criaria a necessidade de esclarecer quando é um caso ou outro.
Caso usuário realize a importação mais de uma vez, as informações armazenadas serão excluídas e a proposta será cadastradas novamente.
A importação de uma planilha com as informações de propostas pode ocorrer com janela de trabalho fechada.
Note que a planilha exportada como modelo é uma cópia do que estará no sistema e convém ser feita cópia de segurança. Em caso de erros na planilha alterada, a planilha de segurança pode ainda ser importada de forma a restaurar a situação no momento da exportação.
A planilha a ser importada pode, em princípio, trabalhar com fórmulas. Por outro lado os valores numéricos devem evitar usar casas decimais.