Formalização é a estrutura de informação que será encaminhada para a preparação de um Instrumento Legal que vai efetivar o Pedido de Crédito e enviá-lo para o Órgão que o publicará.
Este manual mostrará como criar uma nova Formalização e como consultar Formalizações existentes.
Para acessar a formalização,. é necessário seguir o caminho “»Início » Alterações Orçamentárias » Formalização » Consulta e Edição”, conforme imagem abaixo:
Uma vez acessada a tela de consulta, e tendo como referência a tela abaixo, ao acessar o módulo, apenas o quadro de pesquisa será visível. Nele, pode-se preencher os parâmetros de busca ou criar uma nova Formalização. Se o usuário optar por uma busca, a tela abaixo será visível, incluindo o quadro para exibição do quadro de pesquisa:
Na tela da pesquisa da imagem anterior, aparece um quadro em que cada linha corresponde a uma formalização. Note que um pedido não pode aparecer em mais de uma formalização. As colunas da Formalização são:
O botão de mesmo nome no quadro de pesquisa cria uma nova Formalização. Os elementos da tela que surge estão marcados na imagem abaixo.
A Identificação da Formalização será preenchida pelo sistema automaticamente após ser a Formalização ser salva. Embora ele esteja salva, ela ainda não poderá prosseguir, pois os dados do Detalhamento devem ser preenchidos.
Para salvar a nova Formalização, é preciso preenchê-la com os Pedidos que serão formalizados. Dessa forma, o usuário deve:
Salve para que o sistema crie a formalização e ofereça a lista de pedidos que poderão ser incluídos na formalização.
Isso feito, o quadro contendo os Pedidos Disponíveis (fora de alguma formalização e no Momento Formalização), lado esquerdo dos quadros de seleção, será preenchido. Selecionando um ou mais Pedidos desse quadro, pode-se passá-lo para o lado direito (Pedidos Escolhidos) utilizando a seta para direita.
Salve-o novamente.
Antes de prosseguir utilizando os botões de Opções de Ação, deve-se preencher os detalhes da Formalização. Para isso, vamos comprimir as informações da Formalização e expandir os Dados do Instrumento Legal, a Tramitação do Instrumento Legal, e o Detalhamento dos Pedidos.
A imagem acima é bastante explicativa. Ela mostra os três quadros de detalhamento expandidos. O primeiro serve para incluir a informação da publicação.O segundo quadro é para fazer o acompanhamento da formalização. O terceiro é para mostrar os pedidos.
O Botão Anexo de Publicação gera o relatório que deve ser enviado para o Diário Oficial.
O Botão Enviar para o MP, envia a formalização para a análise do Ministério e da JEO - Junta Executiva de Orçamento. Esse botão será exibido sempre que a formalização não envolver nenhum dos tipos de crédito do LEJU (Legislativo/Judiciário).
Essa análise se faz necessária para pedidos de crédito que exijam um dos seguintes instrumentos legais: Lei, Decreto, Medida Provisória, Portaria/Ato/Resolução do Ministério. Por exemplo, no caso de pedidos que exijam apenas Portarias da SOF ou da SEST, essa análise não é necessária. O instrumento legal exigido está definido no cadastro de cada tipo de crédito.
Uma vez publicado o DOU, especialmente se não o tiver sido pela SOF, é feita uma comparação entre o pedido no SIOP e o pedido que foi publicado. As diferenças poderão ser incorporadas ao SIOP. A isso se dá o nome de Análise de Internalização.
Os outros Botões, Quadro Resumo, Espelho e Anexo de Impressão são diferentes tipos de relatórios.
O importante é que para se poder efetivar um pedido, todos esses quadros devem estar preenchidos. Só então, o botão Efetivar Pedido aparecerá na tela.