Para acessar a página de detalhamento de emendas e realizar a indicação ou edição de beneficiários, siga as instruções disponíveis no tópico Pesquisa de emendas individuais .
Uma vez na página de detalhamento de uma emenda, Ao clicar na funcional de uma emenda, o usuário é levado à sua página de detalhamento, onde será possível indicar os seus beneficiários, editá-los e lançar impedimentos à sua execução.
O dado apresentado no “Valor” da emenda mostra quanto foi atribuído na LOA e quanto já foi programado naquela linha de dotação por meio dos beneficiários indicados. Por exemplo, se uma linha apresenta valor “300.000 / 200.000”, isto significa que aquela linha de dotação possui valor de 300.000 indicados na LOA e 200.000 lançados nos beneficiários.
No exemplo apresentado, percebe-se que o detalhamento da emenda está dividido em duas linhas. Isto ocorre porque a emenda possui detalhamento em dois GNDs (grupo de natureza de despesa) diferentes. Para cada novo par “GND/modalidade de aplicação”, uma nova linha é apresentada na emenda.
A indicação de beneficiário se dá pela tela de Emendas. Para isso faz-se necessário a escolha da emenda na qual se dará a indicação dos beneficiários.
Após a escolha da emenda o sistema exibirá a seguinte tela:
Nessa tela serão exibidas aos usuários algumas informações, além de ser permitido também a execução de algumas operações:
Conforme figura acima, item 7, para indicar um novo beneficiário para a emenda há que proceder com um clique no sinal de “+” à direita da linha de detalhamento da emenda.
Na janela para cadastramento de beneficiários faz-se necessário digitar o CNPJ ou o Nome do Beneficiário desejado no campo “Beneficiário”.
À medida em que os dados forem sendo digitados, uma lista com as pessoas jurídicas que se encaixam nos dados vai sendo apresentada. Basta selecionar o beneficiário desejado para que o sistema preencha os campos de CNPJ e Nome do Beneficiário automaticamente.
Atenção: Caso o beneficiário não seja encontrado na lista há que proceder com a abertura de chamados, por meio do portal de serviços, solicitando essa inclusão. |
---|
Depois basta preencher o valor a ser atribuído a este beneficiário, preencher a Justificativa quando for o caso, e clicar em “Adicionar”.
À medida em que novos beneficiários são cadastrados, a página de detalhamento da emenda vai sendo atualizada.
Caso a digitação do CNPJ não traga na lista o beneficiário desejado, o sistema apresentará a mensagem “Nenhuma pessoa encontrada”.
Neste caso, como dito anteriormente, há que proceder com a abertura de chamados, por meio do Portal de Atendimento SIOP, solicitando essa inclusão.
Caso haja necessidade de alterar os dados de um beneficiário já cadastrado, basta clicar no símbolo de duas setas invertidas (alteração) à direita do beneficiário
Após clicar no botão de alteração, é apresentada uma tela com os dados atuais do beneficiário.
É possível alterar o valor atribuído para o beneficiário, por meio do campo “Valor”, ou até mesmo a própria entidade, digitando o novo CNPJ no campo “Beneficiário”. Basta clicar no botão “Alterar” e os dados são atualizados.
Também é possível excluir o cadastro do beneficiário indicado, por meio do botão “Excluir”.
Atenção! Para realização da alteração ou da exclusão de beneficiários, não podem haver impedimentos cadastrados para o beneficiário selecionado. |
---|