Atualizado em 15 de janeiro de 2025
O acompanhamento físico-financeiro das ações orçamentárias provém da necessidade de mensurar os bens e serviços ofertados à sociedade oriundos das despesas orçamentárias. O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) disponibiliza o submódulo “Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento” dentro do módulo “Acompanhamento Orçamentário” que permite a entrada de dados de acompanhamento físico-financeiro de ações e Planos Orçamentários (PO) com opções para análise e justificativas.
Mais detalhes sobre a concepção e metodologia usada nesse submódulo acessar o Orientador do Acompanhamento Físico-Financeiro Orçamentário, documento de negócio registrado neste sistema de manuais.
O acesso ao Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento é realizado pelo menu:
Acompanhamento Orçamentário>> Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento
Esse módulo está disponível para os seguintes perfis, cada um com diferentes privilégios:
Perfis | Definir Janelas | Captar Informações | Tramitar Ações | Consultar Ações/Relatórios | Adicionar Atos Designação |
---|---|---|---|---|---|
2 - Órgão Setorial - OS | 54 - Gestor AO (papel) | 100 - Captador AO (papel) | 103 - Tramitador AO (papel) | Sem papel | 54 - Gestor AO (papel) |
1 - Unidade Orçamentária - UO | X | 100 - Captador AO (papel) | 103 - Tramitador AO (papel) | Sem papel | X |
102 - Acompanhamento Orçamentário (OS) | 54 - Gestor AO (papel) | Sem papel | 103 - Tramitador AO (papel) | Sem papel | 54 - Gestor AO (papel) |
101 - Acompanhamento Orçamentário (UO) | X | Sem papel | 103 - Tramitador AO (papel) | Sem papel | X |
De acordo com o quadro acima, os usuários que já possuíam acesso ao SIOP para outras atividades com os perfis Unidade Orçamentária ou Órgão Setorial, também poderão acessar as funcionalidades do módulo de Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento, desde que tenham um dos 3 papéis abaixo informados:
Exemplo: Captar Informações = OS + (100 - Captador AO).
Cabe ressaltar que o papel 54 - Gestor do Acompanhamento Orçamentário habilita acesso a todas as funcionalidades do módulo, respeitando o momento do perfil logado.
Exemplo: Perfil OS + Gestor AO = Define Janelas, Capta Informações, Tramita Ações, Consulta Ações e Adiciona Atos de Designação, no momento OS.
Os perfis de Acompanhamento Orçamentário - OS e Acompanhamento Orçamentário - UO, possuem o propósito específico de acessar as funcionalidades do módulo de Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento.
O perfil interno SOF (perfil do órgão central), perfis dos Órgãos de Controle, entre outros perfis de consulta, poderão realizar consultas no módulo.
A regra para que uma ação orçamentária seja candidata à captação está definida na seção 3.2 do Orientador do Acompanhamento Orçamentário. De forma resumida, compreende:
1 - Ação das esferas fiscal (10) e da seguridade social (20); E 2 - Há dotação orçamentária (LOA ou Dotação atual); E 3 - Ação está no momento 9000 (LEI + CRÉDITOS), atual e não excluída.
Quanto aos Planos Orçamentários (PO), o PO 0000 não tem composto a base de partida.
Até o exercício de 2023, os PO sem produto não foram habilitados para preenchimento na captação.
A partir do exercício de 2024, os PO com e sem produto que pertençam a ações incluídas nas Agendas Transversais e Multissetoriais estarão habilitados para preenchimento na captação.
O primeiro passo para realizar a captação é encontrar a Ação desejada. Para isso, deve-se informar os parâmetros de pesquisa no filtro de busca e clicar no botão Pesquisar.
Com o Perfil Unidade Orçamentária, os usuários poderão realizar captações apenas quando as Ações estiverem no momento Unidade Orçamentária. Da mesma forma, os usuários com perfil Órgão Setorial poderão realizar captações quando as Ações estiverem no momento Órgão Setorial.
Definido o perfil, a tela de captação permite pesquisar a ação a ser preenchida.
O sistema emitirá alertas nos casos em que algum parâmetro necessário para a consulta não seja informado. A imagem abaixo mostra um exemplo desses alertas.
Para tanto, seleciona-se o momento desejado para preenchimento. Na imagem, o momento JAN-DEZ 2024 está selecionado.
Note que o período da captação dependerá do planejamento da SOF para o ano em questão. Normalmente são feitas duas captações no ano, uma no meio do ano que equivale às informações referentes ao que ocorreu no primeiro semestre (JAN-JUN) e outra no final do exercício que compreende as informações de todo exercício (JAN-DEZ).
Depois de informar os parâmetros, o usuário poderá salvá-los para uso futuro. Para isso, deve-se escolher entre o acesso pessoal (apenas o próprio usuário poderá usar o filtro) ou geral (todos os usuários do SIOP poderão usar o filtro), clicar no botão Salvar e digitar um nome. Pode ser excluída alguma consulta criada após a seleção dela, clicando no botão Excluir.
Clicando no botão Pesquisar ou escolhendo a consulta salva o sistema exibirá os resultados de acordo com os filtros solicitados.
A captação ou consulta podem ser feitas clicando em qualquer elemento da linha que contenha a Ação desejada, exceto na coluna Momento.
Feita a pesquisa e selecionada a programação, o sistema exibirá abas com informações e campos necessários para o acompanhamento. Atualmente, o sistema apresenta 4 abas na tela de preenchimento:
A aba “LOA e Restos a Pagar (Somente Consulta)” apresenta as informações qualitativas da Ação e os dados financeiros relativos aos períodos de captação, entre os quais estão:
*Observação:* os valores mostrados são calculados de acordo com a metodologia adotada pela SOF para o Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento.
Empenhado = empLiquidado + empALiquidar Liquidado = empLiquidado - empLiquidadoInscritoRapNaoPago Pago = pago Liquidado Efetivo = rapNaoProcessadoLiquidadoAPagar + rapNaoProcessadoPago
A aba “Localizadores (Para Preenchimento)” apresenta dados físicos e financeiros e permite informar a execução física realizada no período, a situação das Agendas Transversais e Multissetoriais e a Execução física a partir de Restos a Pagar não Processados. Além disso, disponibiliza-se um questionário qualitativo para capturar os principais fatores que afetam a execução física das ações.
Um ponto de destaque é o fato de que alguns localizadores tem preenchimento obrigatório e outros preenchimento opcional. Nesses casos, o sistema destacará essa regra na lista de localizadores. Vale lembrar que o não preenchimento dos localizadores opcionais não gerará pendência.
Para iniciar o preenchimento, deve-se selecionar o Localizador desejado e preencher os dados. Por padrão, o localizador selecionado é o 0001 – Nacional (ou outro, na ausência deste).
Observações:
Observação sobre o Reprogramado (para o exercício)
Observação sobre o Realizado (no período)
Observação sobre o Reprogramado Financeiro (Limite de Empenho)
Observações sobre o RAP Não processado
3.2.2. Agendas Transversais e Multissetoriais
A partir da captação de JAN-DEZ de 2024, serão captadas informações sobre a execução física e financeira das Agendas Transversais. A nova tela está ativa exclusivamente para as 321 ações que foram marcadas como Agenda Transversal e Multissetorial no PLOA 2024. Destaca-se que, somente para esse universo de ações, também serão habilitados os PO com ou sem produto para captação dos dados relevantes sobre as agendas.
Na tela principal, as informações para preenchimento das agendas aparecerão após a seção de *Execução Financeira*.
No exemplo anterior, evidencia-se a ação 8442 - Transferência Direta e Condicionada de Renda às Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ação consta como pertencente à Agenda Transversal e Multissetorial Crianças e Adolescentes e Mulheres.
Nesse caso, a tela exibirá a opção para preenchimento relativo à execução física e financeira.
Os campos de justificativa são de preenchimento obrigatório caso seja marcado o campo “Dado não disponível”. Caso não sejam preenchidos, o sistema gerará pendências. O campo também pode ser opcionalmente preenchido para detalhar os números informados.
3.2.3. Análise do Localizador
A análise dos localizadores e dos PO é feita mediante resposta a perguntas estruturadas, com o propósito de facilitar o preenchimento, padronizar as informações, possibilitar a consolidação das análises e prestar melhor informação aos usuários. Ressalta-se que essas respostas às perguntas estruturadas são requeridas somente na captação do fim do exercício.
Para preencher o questionário, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar/Editar Análise”, selecionar as respostas e salvar. A análise salva pode ser transportada para os planos orçamentários ou para outros localizadores da mesma ação. Opcionalmente, o usuário pode preencher o campo “Análise Adicional”, caso o questionário não seja suficiente para os esclarecimentos a serem prestados, relativos ao alcance das metas no período.
Note que, dependendo da captação em questão, pode ser obrigatório o preenchimento da análise para que seja realizada tramitação ao momento seguinte. A análise não é obrigatória na captação intermediária, exceto quando o reprogramado físico for diferente da meta incialmente planejada.
3.2.4. Acompanhamento de Plano Orçamentário
Por fim, para cada Plano Orçamentário com produto, deverá, obrigatoriamente, ser informado o realizado físico e financeiro e suas respectivas datas de apuração, observando que a reprogramação ocorrerá apenas na captação intermediária.
Na lista de planos orçamentários são identificados aqueles que não estão habilitados para preenchimento, em geral são PO sem produto, exceto aqueles PO que estão vinculados a ações incluídas nas Agendas Transversais e Multissetoriais, que também estarão habilitados para preenchimento.
Para preencher o questionário de análise do PO, requerido somente na captação final do exercício, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar/Editar Análise”, selecionar as respostas e salvar. A análise salva pode ser transportada para o localizador ou para outros planos orçamentários.
Depois de todo o preenchimento, o usuário deve clicar em Salvar no topo do formulário. O sistema exibirá mensagem de sucesso.
Ao lado da tela “Aba Localizadores (Para Preenchimento)”, há a aba “Regionalizar na Execução” na qual ocorre a coleta de informações sobre regionalização, requeridas apenas na captação do final do exercício (JAN-DEZ). Esse campo é de preenchimento obrigatório para as ações que possuem localizador cuja região é Nacional no Cadastro de Ação (durante a elaboração do PLOA correspondente), caso não se enquadre na regra da captação opcional (itens 3.2.2 a 3.2.5 do Orientador do Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento).
Ao clicar no botão Novo, será apresentada uma tela para preenchimento da regionalização do gasto, a ser detalhada pelas opções ofertadas pelo sistema: Região/UF/Município, Recorte Geográfico, Região Metropolitana, Bioma, DSEIS (Distrito Sanitário Indígena) ou Região Imediata, cada um com os respectivos valores liquidado e realizado físico. O campo Comentário destina-se à captação de informações quanto à execução físico-financeira do localizador detalhado, bem como de informações complementares quanto à localização do gasto.
Vale destacar que o campo “Justificativa da Não Regionalização” somente aparece e é obrigatório caso o usuário escolha a região “Nacional”.
O SIOP disponibiliza a funcionalidade “Verificar Pendências”, que realiza uma crítica inicial nas informações preenchidas pelos usuários, de modo a detectar e informar eventuais erros, inconsistências ou não preenchimento de campos.
Essa verificação de pendências pode ser executada de 3 formas diferentes:
1) Na tela de pesquisa “Ações para Acompanhamento”:
a. O usuário deverá preencher os campos desejados da subseção “Filtros de busca”;
b. Clicar no botão “Pesquisar”;
c. No resultado apresentado, poderão ser selecionadas várias ações para que a verificação seja feita em massa;
d. Após a seleção das ações desejadas, basta clicar no botão “Verificar Pendências”; e
e. Em seguida, será apresentado um pop-up. Basta clicar no botão “Iniciar verificação em massa”. O resultado trará o quantitativo de alertar e pendências em relação às ações selecionadas.
2) Em qualquer aba da tela “Ação para Acompanhamento”, botão Verificar:
a. Clicar no botão “Verificar”; e
b. Será aberta uma janela com a listagem de pendências e alertas referentes à ação, caso existam.
OBS: a coluna Mensagem, da janela de Pendências e Alertas, traz a informação da causa da pendência ou do alerta.
3) Em qualquer aba da tela “Ação para Acompanhamento”, botão Salvar:
a. Ao clicar no botão “Salvar”, é apresentada uma janela questionando se o usuário deseja verificar ou apenas salvar as informações referentes à ação.
b. Caso o usuário opte por também verificar (opção Sim), será apresentada a janela de pendências e alertas, idêntica ao do tópico 2.
Quando identificadas inconsistências, o sistema gera um conjunto de alertas e pendências.
Ainda que seja recomendável sanar todos os alertas gerados, apenas as pendências impedem a tramitação. Dessa forma, todas as pendências deverão ser sanadas para que, posteriormente, seja possível realizar a tramitação da ação.
Importante destacar que, naquelas programações que forem consideradas de captação opcional (regras 3.2.2 a 3.2.5 do Orientador do Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento), todas as pendências se tornam alertas.
As situações que geram mensagens de alerta são listadas a seguir:
As situações que geram mensagens de pendências são listadas a seguir:
Essa validação visa a auxiliar no controle de quais ações recebidas das UOs já foram analisadas pelo Órgão Setorial. Trata-se, portanto, de uma fase de “homologação” das ações pelo Órgão Setorial, de forma que eles possam marcar aquelas já analisadas, até que seja habilitado o envio para Formalização.
Dessa forma, apenas as ações “Validadas pelo Órgão Setorial” podem tramitar para o momento “Formalização Acompanhamento Orçamentário”.
Essa fase no processo de Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento visa a facilitar a atividade dos órgãos setoriais com muitas programações na checagem do preenchimento das informações pelos UOs.
A validação pode ser feita de forma individual ou em lote.
Acompanhamento Orçamentário>> Acompanhamento Físico-Financeiro>> Captação
Em “Ações para acompanhamento”, realizar a pesquisa das ações do órgão que estejam no momento “Órgão Setorial”. Em seguida, em “Resultados para a pesquisa solicitada” marcar aquelas que já foram verificadas e clicar no botão “Validar”.
OBS: As ações ainda não validadas são as que tem na coluna “Val. OS?” o valor “Não”.
OBS: A qualquer momento antes da tramitação das ações para o momento “Formalização Acompanhamento Orçamentário”, a operação poderá ser desfeita selecionando-se a(s) ação(ões) desejadas e clicando no botão “Desvalidar”.
Ao validar a ação, observe que a na coluna “Val. OS?” passará a constar “Sim”, conforme se pode verificar na tela abaixo.
Observe que é possível, no momento da pesquisa, filtrar de modo a apenas “Exibir ações não validadas pelo Órgão Setorial” ou apenas “Exibir ações validadas pelo Órgão Setorial”. Isso é feito por meio do campo “Validação pelo Órgão Setorial” na caixa de filtro “Situação”, conforme destacado na tela acima. Por padrão, o sistema traz inicialmente esse campo preenchido com a opção “Exibir todas”.
A validação da ação pode ser feita individualmente no momento da análise pelo Órgão Setorial. Nesse caso, na tela de captação da ação, basta clicar no botão “Marcar como Validada pelo Órgão Setorial”.
A aba Histórico exibirá todas as alterações realizadas na captação da Ação. Desse modo, apenas o autor da análise/comentário pode editar seu próprio texto. Para cada alteração ou inserção de novas informações nos campos análise/comentário, será gerado um novo registro na aba histórico.
A cada etapa da tramitação no processo de acompanhamento físico-financeiro do orçamento, chamada de “momento”, é atribuído um nome que evidencia onde a proposta, para uma determinada ação, está localizada.
A SOF media o processo de captação das informações e mantém o módulo no SIOP, mas não edita as informações captadas no sistema.
Momentos:
O fluxo a seguir mostra os momentos e como as informações são tramitadas entre eles.
A tramitação será realizada exclusivamente por usuários logados no sistema com perfil Acompanhamento Orçamentário (UO), UO, Acompanhamento Orçamentário (OS) ou OS. Também é necessário que o usuário possua papel Gestor ou Tramitador do Acompanhamento Orçamentário.
O primeiro passo para realizar a tramitação é encontrar as Ações que serão tramitadas. Para isso, deve-se informar os parâmetros de pesquisa no filtro de busca e clicar no botão Pesquisar.
O exemplo a seguir é de um usuário com perfil Acompanhamento Orçamentário (UO) que irá enviar uma Ação do momento Unidade Orçamentária para o momento “Órgão Setorial”.
Ao clicar em Pesquisar, será exibida a lista de Ações que se enquadram nos critérios de consulta.
A legenda indica:
As ações sem pendências ou opcionais poderão ser marcadas para tramitação. As que apresentam pendência (e não são opcionais) devem primeiro ter a pendência solucionada. Em seguida o usuário deve clicar em Enviar.
O sistema exibirá mensagem informando o envio com sucesso ou o motivo que impossibilitou essa operação.
Situação análoga se repete para usuários com perfil Acompanhamento Orçamentário (OS). A diferença é que esse usuário poderá realizar uma pesquisa por qualquer momento e realizar operações de tramitação em todos os momentos.
A consulta é realizada normalmente e, após a seleção das Ações, serão disponibilizados botões com as seguintes opções:
Obs.: as operações de Retorno e Resgate exigem a criação de comentários que justifiquem seus motivos, que poderão ser visualizados na aba “Histórico” da tela de Captação após a efetivação da operação.
O resultado da tramitação pode ser acompanhado via aba histórico das ações.
Obs.: a tramitação ocorre ação por ação, de forma individual, mas também é possível enviar ações em lote, bastando para isso selecionar várias ações.
O processo de gerência das janelas de trabalho permite a especificação e a consulta dos intervalos de datas nos quais a captação de dados do acompanhamento físico-financeiro do orçamento pode ocorrer.
A SOF define uma janela de trabalho geral para todos os órgãos e/ou janelas específicas para cada órgão. A janela de trabalho geral vale para todos os órgãos que não possuam uma janela específica definida.
Cada setorial define janelas de trabalho para suas unidades. Ele também pode definir uma janela geral e/ou janelas específicas por unidade.
Janela Geral:
Janela Específica:
A gerência de janelas de trabalho é realizada por meio da opção:
LOA>> Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento>> Janelas de Trabalho
Ao acessar o item de menu Janelas de Trabalho, é exibida a tela de pesquisa abaixo. Selecione/preencha os campos: Período (obrigatório), Momento (obrigatório), Órgão (opcional) e Unidade Orçamentária (opcional), e clique no botão “Pesquisar”:
O resultado da pesquisa contém a informação da data de abertura e fechamento da janela de trabalho, caso esteja cadastrada:
Caso não haja janela de trabalho cadastrada, o sistema apresentará a seguinte informação:
Para fazer uma nova consulta, basta clicar no botão “Limpar”, para apagar os campos preenchidos, e proceder à nova pesquisa:
O usuário com perfil “Acompanhamento Orçamentário (OS)” (ou “Órgão Setorial”) e papel “Gestor do Acompanhamento Orçamentário” pode definir janelas de trabalho para as suas unidades orçamentárias. Para tanto, basta clicar no botão “Adicionar Janela de Trabalho”:
A seguinte tela é apresentada:
Ao selecionar o período e Órgão, o sistema informará as “datas limite”. As janelas para UOs (geral ou específicas) devem estar compreendidas nesse período. Na tela também poderá ser escolhida uma Unidade Orçamentária específica ou “Todas”. Nesse último caso, será criada uma Janela Geral para todas as UOs do Órgão.
A figura abaixo mostra a janela geral criada para todas as UOs do Órgão selecionado.
Como exemplo, será criada uma janela específica para uma determinada UO.
Agora a UO selecionada possui uma janela específica e poderá fazer sua captação nesse período.
Cabe destacar que uma janela específica só pode ser definida após a definição da janela genérica estabelecida pela SOF. Conforme imagem abaixo, a janela específica pode ser maior que a janela geral, basta que respeite o limite imposto para o Órgão.
Acompanhamento Orçamentário >> Acompanhamento Físico-Financeiro >> Ato de Designação
O Ato de designação dos responsáveis pelas informações prestadas no sistema deverá ser informado. Para isso, o usuário deve clicar no botão Adicionar Ato de Designação.
Apenas usuário com perfil Acompanhamento Orçamentário (OS) ou Órgão Setorial e com o papel Gestor do Acompanhamento Orçamentário podem adicionar atos de designação.
A tela de edição apresentará campos para que sejam indicadas as informações sobre o ato, tais como: tipo, órgão expedidor, número, data e ementa. Após a edição, o usuário deve clicar no botão “Salvar”.
Assim, o novo ato será exibido na tela de consulta de atos de designação.
Sugestão: é possível se acrescentar o link para a publicação do Ato para enriquecer a informação e mantê-la atualizada.
O sistema permite a geração de alguns tipos de relatórios para acompanhamento do processo de captação e para apoiar a análise dos dados coletados.
Os relatórios disponíveis em “Acompanhamento Orçamentário » Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento » Relatórios” para os usuários setoriais são:
Abaixo, é mostrada a tela onde os parâmetros do relatório são especificados. Terminada essa escolha, basta clicar no botão “Gerar”.
Em Acompanhamento Orçamentário » Acompanhamento Físico-Financeiro do Orçamento » Captação, após o usuário filtrar alguma programação específica, existe o relatório Espelho da Ação que fornece o detalhamento do preenchimento da programação.
Adicionalmente o perfil SOF acessa o relatório Situação Global da Captação para acompanhamento do preenchimento de todos os órgãos.