Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


alteracoes_orcamentarias:bi_execucao

Cubo de Execução Orçamentária - BI Extrator

O Cubo de Execução do BI contém informações provenientes de diversas “origens” (detalhadas na planilha), dentre as quais destaco: SIAFI (carregadas diariamente via arquivo PARASOF), SIOP(carregadas diariamente do financeiro do SIOP) e EMENDAS (carregadas diariamente do módulo de emendas do SIOP).

O importante é que cada origem tem um detalhamento distinto e métricas exclusivas no cubo. Na planilha tentei deixar isso claro com as cores.

As métricas do SIAFI, estão sempre em um detalhamento maior que o SIOP (e.g. natureza até subelemento), mesmo os campos “LOA(SIAFI)”, cuja origem é o campo “LOA” do SIOP e “Autorizado”, cuja origem é o campo “Dotação Atual” do SIOP. No processo do SIOP, este valor é desdobrado para que o setorial possa empenhar no subelemento correto, por exemplo.

Desde 2015, o número da emenda está no PTRES, o que possibilitou o detalhamento de RP 6 (e posteriormente RP 7) por emenda no SIAFI (emendas de outros RPs não são detalhados por número de emenda no SIAFI).

As métricas do SIOP(nivel financeiro), em amarelo, representam os valores de PLOA, Autógrafo, LOA e Dotação Atual extraídos do SIOP (respectivamente momentos 5000,6000,8000 e 9000). Estas informações estão consolidadas no nível financeiro do SIOP e não são detalhadas por número de emenda (ah, e PLOA nem tem emenda).

É importante ressaltar que a maioria das visualizações (todos os RPs) se dá nesse nível de informação(de dotação, nível financeiro). Para linhas de dotação com emenda, podemos ter casos em que a dotação é composta apenas por emendas (RP 6 ou dotações de emenda pura de outros RPs) ou não (dotação com apenas parte pertencente a uma emenda).

Por fim, as métricas epecíficas para EMENDA(SIOP), em roxo, retornam o valor detalhado por número de emenda. “Emenda Aprovada(Dotação Atual)” é a mais utilizada para possibilitar a visualização detalhada por emenda. Finalmente concluindo: no BI, as métricas Autógrafo, LOA e Dotação Atual(Origem SIOP) não são detalhadas por emenda (PLOA não tem emenda). A métrica “Emenda Aprovada(Dotação Atual)” (origem Emendas - SIOP) deve ser utilizada para consultas detalhadas por número de emenda.

Também podem ser usadas as métricas “LOA(SIAFI)” e “Autorizado”, de origem SIAFI, mas apenas nas consultas detalhadas por número de emenda de RP 6 ou 7, já que as emendas de outros RPs não são detalhadas no SIAFI.

PLOASIOP
AutógrafoSIOP
LOASIOP
LOA (SIAFI)SIAFI
Dotação AtualSIOP
AutorizadoSIAFI
EmpenhadoSIAFI
Empenhado LiquidadoSIAFI
PagoSIAFI
Emenda Aprovada (Dot Atual)SIOP - Emendas ao Orçamento
Valor Bloqueado da EmendaSIOP - Emendas ao Orçamento