Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


controle_acesso:privilegios

Privilégios no SIOP - Perfis e Papéis

O SIOP possui um sistema de controle de acesso que diferencia cada usuários de acordo com privilégios que ele recebe. Estes privilégios são dados pelas seguintes informações associadas ao usuário:

  1. Perfis que ele tem vinculado.
  2. Papéis que ele tem vinculado.
  3. Órgãos Setorias e Unidades Orçamentárias que tem vinculado aos seus perfis.

Estas informações são atribuídas por outros usuários com privilégios de Administrador (estes somente na SOF) ou Cadastrador Local do seu órgão.

Se um usuário precisa ser cadastrado ou ter seu cadastro alterado no SIOP, ele deve procurar o cadastrador local de seu órgão.

Para usuários já cadastrados, uma vez tendo acessado o sistema, é possível verificar quais privilégios possuem. Para saber mais, acesse Uso Básico do SIOP - Dados do Usuário.

1. Perfis e Papéis - Limitações em Funcionalidades

Um conjunto básico de funcionalidades dado a um usuário é um perfil:

Perfil: é um conjunto de funcionalidades que um usuário tem acesso ao entrar no SIOP.

Ao entrar no sistema, o usuário escolhe com qual perfil deseja entrar. Um mesmo usuário pode ter vários perfis. Exemplos: Unidade Orçamentária, Órgão Setorial, Acompanhamento Orçamentário OS, SOF, etc. Ao escolher um deles o sistema irá apresentar somente um determinado conjunto de funcionalidades. Ao escolher outro o sistema irá mudar a apresentação de acordo.

Para fazer pequenas distinções entre as funcionalidades de um usuário e outro foram criados os papéis:

Papel: é um privilégio específico extra que um usuário pode ter.

Mesmo com perfis definidos, pode ser necessário ajustar os privilégios de determinado usuário para diferencia-lo dos demais. Para isso se usam os chamados papéis. Exemplos: Divulgador de limites, Cadastrador, Administrador – Alterações Orçamentárias

2. Órgãos Setoriais e Unidades Orçamentárias - Limitações sobre órgãos

O Sistema de Orçamento Federal se estrutura institucionalmente na forma abaixo:

Esta hierarquia se reflete no SIOP. Como comentado antes, cada perfil possui Órgãos Setoriais ou Unidades Orçamentárias associados. Esta associação é feita pelo Administrador ou Cadastrador (de acordo com as suas limitações de OSs/UOs).

Desta forma, uma vez logado com determinado perfil, um usuário do SIOP terá visibilidade somente naqueles órgãos ou unidades associados com o perfil em uso.

A imagem abaixo ilustra a vinculação entre estes conceitos hoje no SIOP:

3. Perfis e Papéis Especiais no SIOP

3.1 Cadastrador

Este papel somente é dado pela SOF e permite o gerenciamento do quadro de usuários do Órgão/Unidade a qual o Cadastrador Local faz parte. É o mecanismo usado para viabilizar os Cadastradores Locais.

3.2 Leitor-Controle

Este perfil é para ser utilizado exclusivamente por usuários de Órgãos de Controle e, pelo princípio da segregação de funções, não deve ser atribuído em conjunto com os demais perfis do SIOP.

3.3 Consulta OS e Consulta UO

Como o próprio nome já diz, os perfis Consulta OS e Consulta UO permitem aos usuários o acesso somente de consulta nos órgãos/unidades vinculados a estes perfis. Em princípio, estes perfis consultam tudo o que os perfis OS ou UO executam no SIOP.

3.4 WEB-Service

Este perfil somente é dado pela SOF e é utilizado nos acessos ao SIOP por integração de sistemas. Para saber mais sobre WS acesse o Manual correspondente.

3.5 Perfis usados no Orçamento Impositivo no SIOP

Estes perfis somente são atribuídos pela Secretaria de Governo que atua como Cadastrador Local. São Eles

  1. SRI
  2. Parlamentar