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1. Pesquisa de usuários no SIOP

A tela de pesquisa encontra-se disponível ao Cadastrador Local. Para isso, basta informar os filtros desejados e acionar o botão “Pesquisar”. Os resultados serão mostrados abaixo. A depender do filtro informado, pode ser que seja uma lista.

ATENÇÃO:

  • Note que a pesquisa por padrão somente retorna usuários ativos. Isto pode ser mudado alterando a opção “Status” na pesquisa;
  • A pesquisa por CPF ignora os demais filtros;
  • Ao Cadastrador Local somente será possível visualizar usuários que estejam sobre sua gerência.

2. Cadastro de um usuário no SIOP

O cadastro de usuários no SIOP somente está disponível para usuários Cadastradores Locais ou Administradores do sistema (somente usuários da CGTEC/SOF).

O acesso é feito via opção de menu “Gestão do Sistema » Controle de Acesso » Usuário”.

A tela abaixo será mostrada. Clique no botão “Adicionar usuário” para criar um novo usuário.

O sistema exibirá três abas: Usuário, Perfil e Órgãos.

A aba “Usuário” traz dados do cadastro do usuário: CPF, nome, e-mail, telefone e Unidade Cadastradora.

ATENÇÃO:

  1. Deve-se dar preferência pelo cadastro de email institucional, emails corporativos dos órgãos da Administração Pública;
  2. Unidade Cadastradora, novo campo. Permite ao Cadastrador Local dizer quem será o responsável pela atualização do cadastro do usuário. Ao Cadastrador do Órgão Setorial será possível escolher se o usuário que está sendo cadastrado ficará sobre a gestão do Órgão Setorial ou de uma de suas Unidades Orçamentárias.

A aba “Perfil” permite ao Cadastrador Local atribuir/retirar os perfis e papéis que estão sob sua gestão.

  • Da atribuição: basta selecionar um dos perfis/papéis que se encontram na lista da esquerda (Disponíveis) e clicar no botão “>” para passar para a lista da direita (Escolhidos);
  • Da remoção: basta selecionar um dos perfis/papéis que se encontram na lista da direita (Escolhidos) e clicar no botão “<” para passar para a lista da esquerda (Disponíveis);

A aba “Órgãos” permite ao Cadastrador Local vincular/desvincular para cada perfil os Órgãos ou Unidades Orçamentárias sob sua gestão. A seleção ocorre da mesma forma que na aba anterior, ou seja, por meio dos botões “>” e “<”.

ATENÇÃO:

  • Papéis não estarão visíveis nessa aba;
  • A atribuição de órgão/unidade só ocorrerá para perfis e é obrigatória.

Clique no botão “Salvar” para que o usuário seja criado e a senha, criada pelo sistema, seja enviada para o e-mail cadastrado.

3. Alteração de um usuário no SIOP

As alterações em usuários existentes podem ser feitas pelos cadastradores locais ou pelos administradores. No caso dos cadastradores suas alterações se limitarão aos usuários que estão ou em sua Unidade Cadastradora ou abaixo dela.

ATENÇÃO:

  • Devido às mudanças que ocorrem em algumas estruturas organizacionais era comum a um Cadastrador Local não conseguir alterar o cadastro de um usuário, sendo necessário recorrer à SOF. Visando diminuir este número de ocorrências e com isso dar maior amplitude à área de atuação do Cadastrador Local, criou-se o conceito de Unidade Cadastradora - UC. Desta forma, ao Cadastrador Local será permitida a manutenção do cadastro de todos os usuários de sua UC ou abaixo dela.

Para alterar um usuário no SIOP é preciso encontrá-lo antes realizando uma pesquisa.

Após realização da pesquisa, clique no usuário desejado da lista e a tela de edição do usuário será mostrada para que se altere os campos das três abas anteriormente mostradas na criação do usuário.

Das alterações possíveis ao Cadastrador Local

  • Na aba “Usuário” será possível alterar nome, e-mail, telefone e Unidade Cadastradora. É possível também a inativação do usuário e a limpeza dos privilégios (Perfis/Papéis) a ele associados;
  • Na aba “Perfil” será possível atribuir/retirar os perfis e papéis que estão sob sua gestão;
  • Na aba “Órgãos” será possível vincular/desvincular para cada perfil os Órgãos ou Unidades Orçamentárias sob sua gestão.

ATENÇÃO:

  1. Não é permitida a alteração de CPF;
  2. Somente será permitida a retirada de perfis que estão sob a gestão do Cadastrador Local e desde que todos os órgãos associados ao perfil estejam sob a gestão dele. Em caso de discordância, o sistema exibirá uma mensagem do tipo: “O Perfil/Órgão não pode ser removido pois está fora de sua área de atuação”;
  3. Somente será permitida a atribuição/retirada de órgãos/unidades que estão sob a gestão do Cadastrador Local. Em caso de discordância, o sistema exibirá uma mensagem do tipo: “O Órgão não pode ser removido pois está fora de sua área de atuação”;
  4. A operação “Limpar Privilégios” somente terá sucesso quando o usuário envolvido no processo atender aos requisitos 2 e 3;
  5. Para casos onde o usuário está fora da área de atuação do Cadastrador Local, faz-se necessário uma solicitação junto à SOF, por meio de nossos canais de suporte.
    1. Somente o Cadastrador Local poderá solicitar manutenção no cadastro de um usuário de sua UC. A SOF não atenderá pedidos oriundos do próprio usuário.

Após o término da edição clique em “Salvar” para que as alterações sejam persistidas.

4. Exportar lista de usuários

Ao Cadastrador Local será permitido a exportação da lista de usuários resultantes de uma pesquisa. Para isso basta, após a realização da pesquisa, acionar o botão “Exportar”. O sistema exibirá a lista no formato .xls.

ATENÇÃO:

  • O sistema sempre exporta a totalidade dos registros, logo não se faz necessário a seleção de itens.

5. Transferir Unidade Cadastradora - UC

Ao Cadastrador Local de Órgão Setorial será permitido a transferência de UC de seus usuários, pois estes podem ser cadastrados tanto na UC do Cadastrador Local quanto em uma UC a ela subordinada.

Devido às mudanças que ocorrem em algumas estruturas organizacionais pode ocorrer de a um usuário ser necessário manter seu acesso aos órgãos/unidades da UC em que encontra-se atualmente lotado, mas também ter acesso aos órgãos/unidades da UC para qual será transferido.

Anteriormente essa operação só poderia ser executada mediante solicitação junto à SOF. No entanto, visando dar maior autonomia ao Cadastrador Local, foi a ele dada a possibilidade de deixar um usuário sem UC. Para isto basta selecionar a opção em branco na combo “Unidade Cadastradora”. Neste momento, o sistema exigirá a confirmação ou não da operação. Caso queira confirmar, clique no botão “OK”.

Após confirmação da operação o sistema exibirá a mensagem de sucesso e ao Cadastrador Local não mais será permitido a manutenção no cadastro do usuário.

ATENÇÃO:

  • Uma vez retirada a UC do usuário este passará a ser inativo, mas manterá os perfis/papéis e o vínculo com os órgãos/unidades que atualmente possui;
    • Note que essa funcionalidade difere da “Limpar Privilégios”;
  • Ao Cadastrador Local responsável pela UC a qual o usuário passará a ser lotado será permitido a alteração do cadastro, bastando para isso consultar o usuário pelo CPF e utilizar a funcionalidade “Trazer Usuário para Minha Gestão”.

6. Trazer Usuário para Minha Gestão

Ao Cadastrador Local será permitido trazer usuários que estão sem UC para sua gestão. O primeiro passo a ser feito é localizar o usuário. A busca deverá ser efetuada pelo CPF. Após a busca, faz-se necessário acessar o cadastro do usuário. Note que o sistema exibirá a mensagem “Usuário encontrado não está sob sua gestão!”

Uma vez com os dados do usuário em tela, basta proceder com o clique no botão “Trazer usuário para minha gestão”. Nesse momento, o sistema exigirá a confirmação ou não da operação. Caso queira confirmar, clique no botão “OK”.

Após confirmação da operação o sistema exibirá a mensagem de sucesso e ao Cadastrador Local passa a ser permitido a manutenção no cadastro do usuário.

7. Limpar Privilégios

Ao Cadastrador Local será permitido limpar os privilégios que um determinado usuário possui. O primeiro passo a ser feito é localizar o usuário. Após a busca, faz-se necessário acessar o cadastro do usuário.

Uma vez com os dados do usuário em tela, basta proceder com o clique no botão “Limpar Privilégios”, ícone de uma lixeira. Nesse momento, o sistema exigirá a confirmação ou não da operação. Caso queira confirmar, clique no botão “OK”.

Após confirmação da operação o sistema exibirá a mensagem de sucesso e ao Cadastrador Local não mais será permitido a manutenção no cadastro do usuário.

ATENÇÃO:

  • Uma vez utilizada essa opção o usuário deixará de estar sob a gestão do Cadastrador Local e o sistema irá proceder com a retirada de todos os perfis/papéis que o usuário atualmente possui.

8. Gestão de Senhas e Política de Acesso ao SIOP

As senhas dos usuários do SIOP devem obedecer aos seguintes critérios:

  • Ter entre 8 e 12 caracteres;
  • Ser composta de letras e números;
  • O sistema diferencia maíusculas de minúsculas;
  • Deve-se trocar a senha a cada 90 dias;
  • Na definição de uma nova senha, não poderá ser utilizada a última senha cadastrada.

As seguintes regras se aplicam ao acesso dos usuários:

  • Bloqueio temporário de conta após um número de tentativas frustradas de login;
  • Inativação após nova sequência de tentativas frustradas de login já tendo o usuário passado pelo bloqueio temporário;
  • Inativação de usuário após um mês de cadastro sem que este tenha efetuado o primeiro login;
  • Inativação de usuário após um ano de inatividade.

Uma vez inativado, somente o Cadastrador Local poderá reativar o acesso.