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Uso Básico do SIOP

Aqui estão descritos os procedimentos básicos de uso do SIOP tais como login, navegação nos menus, informações básicas do usuário, acesso a manuais e logout.

PORTAL SIOP

O SIOP pode ser acessado pelos seguintes endereços:

O usuário pode escolher qual dos dois links utilizar, não gerando diferenças no uso do SIOP em si, pois são apenas caminhos diferentes para o mesmo sistema. Porém, cada um desses links fornece acesso por um provedor de acesso diferente. Assim, apesar de ser raro, pode ocorrer do sistema estar inacessível por um link e acessível por outro.

1. Tela inicial do portal

A figura abaixo trás o rosto do portal do SIOP. Note que, além do acesso ao sistema via CPF e senha, também é possível acessar um link para estes manuais, além de links para serviços como:

Estes serviços não requerem acesso via login e senha, estando abertos para qualquer cidadão. Mais informações podem ser encontradas em manuais específicos de cada ferramenta.

Há, também, informações sobre o atendimento aos usuários do SIOP. Atualmente nosso principal meio de suporte é o Portal de Serviços: https://portaldeservicos.economia.gov.br

2. Acesso ao SIOP

2.1 Da obtenção de acesso

Via de regra, o acesso aos usuários é fornecido pelo Cadastrador Local do órgão ao qual o usuário está vinculado. Assim, caso deseje obter acesso ao SIOP, acesse a lista abaixo e verifique as formas de contatar o respectivo Cadastrador Local. É ele o responsável por verificar quais pessoas devem ter acesso ao sistema e fornecer os perfis e papéis necessários ao usuário. Também é papel do Cadastrador Local manter atualizados os cadastrados dos usuários sob sua gestão.

Acesse aqui a Lista de Cadastradores Locais por Órgão.

2.2 Da forma de acesso ao SIOP

Após o cadastro, o acesso ao SIOP se dá mediante o uso de “CPF” e “Senha”, conforme a imagem abaixo.

2.2.1 Dos cuidados com sua senha

A senha de acesso ao SIOP é pessoal e intransferível.

Periodicamente, o SIOP solicita alteração de senha, que não poderá ser igual à última senha utilizada.

Em caso de dificuldades entre em contato imediatamente com o Cadastrador Local do seu órgão ou com o Suporte SIOP por meio do Portal de Serviços.

2.2.2 Do erro da senha

Caso haja erro na digitação da senha ou o CPF esteja incorreto, o sistema emitirá aviso e permitirá apenas 4 novas tentativas. Caso o CPF esteja certo, mas ocorra digitação de senha incorreta 5 vezes seguidas, o cadastro do usuário será bloqueado por 15 minutos.

No caso de bloqueio, será permitido recuperar a senha por meio do link “Esqueceu sua senha?”.

2.2.3 Da inativação

Após o fim do tempo de bloqueio temporário, o usuário poderá realizar login novamente. Caso torne a errar a senha, ocorrerá a inativação do cadastro do usuário. Será necessário contatar o Cadastrador Local para que este verifique a pertinência de ativar novamente o usuário.

2.2.4 Da recuperação de senha (Esqueceu sua Senha?)

Caso seja necessário, o usuário poderá alterar sua senha por meio do link “Esqueceu sua senha?”, sendo solicitado que informe o CPF e o e-mail cadastrado no SIOP.

ATENÇÃO:

  • Essa operação não poderá ser executada caso o usuário encontre-se inativo
  • Caso o usuário não lembre ou não mais tenha acesso ao e-mail cadastrado no SIOP, deve entrar em contato com o Cadastrador Local do órgão.

2.2.5 Gestão de Senhas e Política de Acesso ao SIOP

As senhas dos usuários do SIOP devem obedecer aos seguintes critérios:

  • No mínimo 8 dígitos composto de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
  • O sistema diferencia maiúsculas de minúsculas;
  • Deve-se trocar a senha a cada 90 dias;
  • Na definição de uma nova senha, não poderá ser utilizada a última senha cadastrada.

As seguintes regras se aplicam ao acesso dos usuários:

  • Bloqueio temporário de conta após cinco tentativas frustradas de login;
  • Inativação após dez tentativas de login;
  • Inativação de novo usuário após um mês de cadastro sem primeiro login;
  • Bloqueio de acesso após um ano de inatividade.

Uma vez bloqueado ou inativado, o usuário deverá entrar em contato com o Cadastrador Local do órgão, para averiguação e reativação, se for o caso.

3. Navegação dentro do SIOP

A imagem seguinte ilustra o menu do SIOP após a realização de login. Este é o ponto de partida para navegação entre os módulos/funcionalidades disponíveis.

Os menus serão apresentados em função dos privilégios que o usuário possuir no sistema, logo podem apresentar diferenças de um usuário para outro, ainda que lotados em uma mesma unidade/órgão. O menu pode variar também ao longo do ano em função dos processos orçamentários que estejam ativos no momento.

É possível pesquisar os menus do SIOP usando a caixa de texto disponível à direita da página. Para isso, basta informar algo que o sistema imediatamente irá mostrar os itens e subitens do menu correspondentes ao texto informado, como pode ser visto na figura abaixo.

3.1 Dados do Usuário

Ao clicar sobre o nome do usuário logado, parte superior da tela, à esquerda, é apresentada uma tela contendo as informações do usuário.

Da aba Usuários

Ao usuário será permitido alterar suas informações de contato (e-mail e telefone). Para isso basta informar os valores desejados e acionar o botão “Salvar”.

  • “Data e Hora da Última Alteração”: é possível visualizar quando se deu a última alteração dos dados de cadastro do usuário;
  • “Responsável pela Última Alteração:” será exibido o nome do usuário que realizou a última alteração no cadastro do usuário;
  • “Exibir Histórico”: visualização das alterações no cadastro do usuário ao longo do tempo;
  • “Alterar senha”: troca de senha sendo que, para tanto, será necessário informar a senha atual em conjunto com a nova senha;
  • “Limpar Meus Privilégios”: essa funcionalidade é utilizada quando o usuário não mais necessitar de acesso ao SIOP ou quando mudar de órgão e deseja estar disponível ao Cadastrador Local do novo órgão. Nesses casos, enquanto os privilégios não sejam limpos não é possível ao cadastrador local do novo órgão editar os dados do usuário.

ATENÇÃO: uma vez acionada a opção “Limpar Meus Privilégios”, o usuário não conseguirá fazer login no sistema até que um cadastrador o ative novamente.

Da aba Perfil

É possível consultar os perfis e papéis que o usuário possui. Cada perfil/papel concede privilégios diferentes dentro do sistema. Para maiores informações sobre perfis e papéis, acesse Privilégios no SIOP - Perfis e Papéis

Da aba Órgãos

Na aba “Órgãos” é possível consultar os órgãos associados a um determinado perfil do usuário. Não há vinculação de órgão a papel.

O SIOP está organizado em módulos. Os menus exibidos ao usuário refletem os privilégios que recebeu por meio de perfis e papéis.

Cada módulo possui um menu principal: LOA, LDO, Alterações Orçamentárias, Receitas, etc. Ao clicar no menu correspondente, são exibidos submenus. Cada submenu corresponde a uma tela do módulo.

ATENÇÃO: é comum que alguns usuários tenham acesso a mais menus e submenus dentro do sistema. Isso depende dos privilégios de acesso do usuário obtidos por meio de papéis e perfis. Caso o usuário entenda que necessite de acesso a determinado menu ou submenu, é necessário que entre em contato com o Cadastrador Local do órgão para conferir se os perfis e papéis adequados foram atribuídos.

Segue abaixo uma lista básica dos módulos mais importantes do SIOP referenciados por suas entradas no menu. A maioria dos usuários não terá acesso a todos os módulos e a todas as funcionalidades:

3.3 Manuais das Telas do SIOP

Quando já houver manual disponível para uma determinada tela do SIOP, haverá um link na página, como na figura abaixo. Para ter acesso ao manual, basta clicar sobre o link.

3.4 Saída (logout) do sistema

Para sair do sistema, basta clicar no link “Sair” exibido no canto superior direito do sistema.

ATENÇÃO: Caso pessoas diferentes utilizem o mesmo computador para acessar o SIOP, tenha o hábito de sempre clicar neste link para fechar o sistema, e não somente fechar a janela do navegador. Realizando a operação de “Sair”, a sessão do usuário será expirada. Isso porque uma sessão não expirada permanece ativa por horas, permitindo que qualquer usuário que tenha acesso ao navegador consiga utilizar o sistema.

4. Novo menu unificado do SIOP

Desde o início de 2020, o SIOP recebeu cara nova. Além de uma interface limpa e moderna na página inicial, agora o acesso ao módulo de emendas individuais e aos demais módulos do SIOP é realizado na mesma tela.

Também não será mais exigido informar o perfil e exercício desejados a cada login. A cada tela acessada pelo usuário, o sistema questionará qual o login e exercício, mantendo como padrão o último utilizado.

Outro detalhe importante é que, antigamente, se o usuário necessitasse alterar o perfil de acesso, teria que sair do sistema e depois entrar novamente escolhendo novo perfil. Agora isso não será mais necessário. Basta selecionar um novo perfil que o SIOP configurará a tela de acordo com a nova escolha.

Para tornar as mudanças mais claras, elaboramos um pequeno vídeo ilustrativo. O vídeo possui som e legendas.

Em caso de dificuldades ou dúvidas, entre em contato com o Suporte SIOP.